18 DE MAIO  DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES 


O dia 18 de maio tem como objetivo mobilizar , sensibilizar , informar e convocar toda sociedade para participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitoria (ES), um crime bárbaro chocou todo o pais e ficou conhecido como o "caso Araceli ". Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade , que teve todos os seus direitos humanos violados , foi raptada , estuprada e morta por jovens de classe media alta daquela cidade .

Tem-se  observado  que a  cada ano diversos municípios estão aderindo a mobilização , e desenvolvendo a campanha através de caminhadas,audiências publicas, debates nas escolas, exibição de filmes, realizações de seminários, panfletagem, tudo isso em prol da sensibilização da sociedade, para que todos possam unir forças e dá um basta nesses crimes sexuais praticados contra crianças e adolescentes em todo país . 

A  Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990  Art . 18 do ECA diz o seguinte :   É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os


 Art. 227 da Constituição Federal - É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor. 


Nesse 18 de maio " FAÇAMOS BONITO"  na luta pelos direitos de crianças e adolescentes .


Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲ Subir